Amadora       » Voltar «

Ficheiro:AMD.png
Brasão
Ficheiro:Pt-amd1.png
Bandeira

A Amadora é uma cidade do Distrito de Lisboa com aproximadamente 176 000 habitantes. Actualmente é a quarta cidade mais populosa em Portugal. É igualmente sede de um dos concelhos mais pequenos de Portugal, com aproximadamente 24 km² de área mas com 172 110 habitantes (estimativa de 2008). Este município está subdividido em 11 freguesias. O concelho comunica a nordeste com o município de Odivelas, a sueste por Lisboa, a sul e oeste por Oeiras e a oeste e norte por Sintra.

 

A Amadora é considerado o município com maior densidade populacional do país.

A Amadora Formou-se em torno do lugar da Porcalhota, servida pela Capela de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, sede de irmandade própria que dispunha de avultados bens.

 

História

A região da Amadora foi durante muitos séculos uma estância de veraneio para famílias abastadas de Lisboa. As boas condições ambientais deste sitio, a proximidade da capital, as facilidades de comunicações e vasta área disponível para urbanização estão, com certeza, na base do seu desenvolvimento posterior.

O núcleo principal da freguesia passou a ser o lugar da Porcalhota. Em 1907, a população local solicitou ao actual rei, D. Carlos, que autoriza-se a alteração do nome, o que foi aceite, passando a chamar-se de Amadora em 28 de Outubro de 1907.

Foi elevada a freguesia dentro do concelho de Oeiras em 17 de Abril de 1916, e foi elevada a vila em 24 de Junho de 1937.

O município da Amadora foi criado em 11 de Setembro de 1979 pelo afastamento da Amadora e da Venteira, do nordeste do concelho de Oeiras. Em 17 de Setembro de 1979, foi elevada a cidade. Este município está subdividido em 11 freguesias . À data agregou a si partes das freguesias de Queluz e de Belas, pertencentes ao concelho de Sintra, e tendo cedido a localidade de Presa que passou a fazer parte da freguesia de Odivelas, actual concelho de Odivelas.

Em 1997, foram enfim criadas as freguesias de Alfornelos, Falagueira, Venda Nova e São Brás, prefigurando assim a actual divisão municipal.

Entre os seus símbolos mais importantes, destacam-se o Aqueduto das Águas Livres, assim como os campos de aviação que tiveram tanta importância na emergência da aviação em Portugal, sendo que ainda hoje o Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa se situa no concelho, na freguesia da Buraca. Ambos figuram nas armas da cidade.

 

Centro Ciência Viva da Amadora
 
Este centro é um espaço interativo, integrante da rede de Centros Ciência Viva, centrado em aspectos da evolução da arquitetura e dos utensílios domésticos ao longo da história.

O edifício
O centro funciona na a Casa Aprígio Gomes, edificada em 1903 para residência de José Aprígio Gomes. Adjacentes ao edifício principal encontram-se as intalações da bilheteria, do Cibercafé e da loja.

Exposições
O centro apresenta duas exposições permanentes Arquitetura e Urbanismo e A Casa com os Olhos da Ciência, com destaque para os módulos:

  1. A Casa dos Nossos Avós Até Aos Nossos Dias'
  2. A Cidade Portuguesa medieval
  3. Máquina de Lavar
  4. Frigorífico

O centro dispõe ainda de livros especializados sobre arquitetura e urbanismo para consulta.

 

Bairo Cova da Moura
A Cova da Moura, situada no concelho da Amadora, é um dos maiores e mais antigos e problemáticos bairos de população migrante existente na área metropolitana de Lisboa. Este bairro está classificado como um bairro degradado de origem ilegal, que surge da ocupação espontânea de terrenos privados e do Estado nos finais dos anos quarenta.

Nos anos seguintes a 1970, populações vindas de Cabo Verde foram-se fixando progressivamente no bairro. A proximidade ao centro da cidade de Lisboa e a boa rede de transportes públicos permitia a estas populações, na sua maioria com baixos recursos económicos, uma grande acessibilidade ao emprego e a outros serviços (educação, saúde, equipamentos sociais, recreativos e desportivos).

A população do bairro tem origens culturais e étnicas muito diversificadas. A maioria parte é de Cabo Verde, mas tem igualmente opulações importantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, bem como , de internos do Centro e Norte de Portugal, e de nacionais regressados de Africa depois do 25 ade Abril. Nos últimos anos, a população está bantante mais heterogenia com a chagada de pessoas da Europa de Leste e do Brasil .

Organismos públicos
Associação Humanitaria dos Bombeiros Voluntarios da Amadora
R. Elias Garcia 131, Amadora
2700-316 AMADORA

 

Câmara Municipal da Amadora
Av. do Movimento das Forças Armadas
2701-961 AMADORA

 

Cartório Notarial da Amadora
R. Elias Garcia Bloco A - 362 - D,1º, Amadora
2700-337 AMADORA

 

Conservatória do Registo Civil de Amadora
Av. Cardoso Lopes 29 - B, Amadora
2700-160 AMADORA

 

Junta de Freguesia da Brandoa
R. Luís V Camões, Amadora
2650-197 AMADORA

 

Junta de Freguesia da Buraca
Lg. Borges Carneiro 3 - G, Amadora
2610-028 AMADORA

 

Junta de Freguesia da Damaia
Pctª. Conde Tomar, Amadora
2720-129 AMADORA

 

Junta de Freguesia da Falagueira
Estrada Falagueira 10 - C, Amadora
2700-362 AMADORA

 

Junta de Freguesia da Mina
Av. Movimento F Armadas 16,1º, Amadora
2700-596 AMADORA

 


Junta de Freguesia da Reboleira
Av. D. José I 57 - A, Amadora
2720-176 AMADORA

 

Junta de Freguesia da Venda Nova
Pctª. Teresa Gomes 3 - C, Amadora
2700-808 AMADORA

 

Junta de Freguesia da Venteira
R. 1º Maio 39/41 - A, Amadora
2700-677 AMADORA

 

Junta de Freguesia de Alfornelos
R. Dr. Abel Varzim 4 - A, Amadora
2650-304 AMADORA

 

Junta de Freguesia de Alfragide
Av. Laranjeiras, Amadora
2720-000 AMADORA

 

Junta de Freguesia de Alfragide
R. Miguel Torga 2, Amadora
2610-086 AMADORA

 

Junta de Freguesia de São Brás
Pctª. Moinho Boba 10 - D, Amadora
2700-590 AMADORA

 

Polícia Municipal da Amadora
Pctª. Carolina Simões, Amadora
2700-165 AMADORA

 

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento - Central Elevatória da Amadora
R. Fonte Passarinhos, Amadora
2700-398 AMADORA

 

Unidade de Apoio à Área Militar Amadora Sintra
R. Gonçalves Ramos, Amadora
2700-000 AMADORA

 

Freguesias

Ficheiro:FregsAmadora.png
Freguesias
O município da Amadora está divido nas seguintes 11 freguesias:

Alfornelos ,Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia , Falagueira, Mina, Reboleira,
São Brás, Venda Nova , Venteira

 Copyright © 2012 • Direitos Reservados • Desenvolvido por: Lisboanet.com