Adicione o seu Artigo

O que são as Agências de rating

Uma agência de rating ou também chamada de agência de notas de crédito, empresa de rating, agência de classificação de risco, agência de classificadora de risco, agência de análise de risco, agência de avaliação de risco, agência de avaliação de risco de crédito, agência avaliadora de risco, agência de notação financeira, agência de notação de risco ou agência de risco, é uma entidade que avalia, atribui notas e classifica países ou empresas, segundo uma nota de risco, a qual expressa o grau de risco de que essas empresas ou países não paguem as suas dívidas no prazo fixado.
Historicamente, as primeiras agências de classificação de risco foram Fitch Ratings, Moody's e Standard & Poor's. Essas agências operam, sob remuneração, por solicitação de empresas e eventualmente de estados que desejam ser classificados, mas com independência em relação aos solicitantes.
Em Portugal é comum utilizar-se a denominação "agência de notação financeira" ou "agência de notação de risco".

Funcionamento
As agências atribuem as notas de risco ou classificações (ratings) não apenas a países, mas também a municípios, empresas ou bancos. O objectivo da classificação é mostrar a capacidade de cumprimento das obrigações financeiras (valor total e juros) no prazo prometido - ou seja, mostrar a capacidade de o emissor cumprir seu contrato no prazo prometido.
Críticas
A crítica que se faz a estas empresas reside no fato de os clientes das agências serem exactamente os países, municípios, bancos e empresas. Ou seja, a empresa ou a entidade publica paga à agência de classificação para que esta faça a avaliação de sua capacidade de pagamento. A pedida da empresa contratante, a classificação pode manter-se confidencial - quando, por exemplo, a empresa contratante entende que a classificação atribuída ficou aquém de suas expectativas. Para que a classificação se torne pública, a empresa contratante deve autorizar formalmente a publicação. Todavia, a qualquer momento, a classificação pode ser revista e alterada - tanto para cima (upgrade) como para baixo (downgrade) -, caso a avaliação do risco de crédito atribuído à empresa ou entidade pública se modifique.
A classificação de risco utilizada pela agência Standard & Poor's
Categoria Nota O que significa
---------------------------------------------------------------------------------------------
Grau de Investimento AAA Total capacidade de pagar as dívidas no prazo. O nível mais alto.
AA Alta capacidade de honrar compromissos financeiros.
A Boa capacidade de pagar as dívidas, mas susceptível a mudanças na conjuntura.
BBB Boas condições financeiras, mas não tão protegidas contra choques.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Grau especulativo BB Menos vulnerável a curto prazo, mas ainda com incertezas em relação ao futuro.
B Consegue pagar as suas dívidas, mas é vulnerável a mudanças nas condições económicas.
CCC Bastante vulnerável, depende de condições económicas extremamente favoráveis para conseguir honrar seus débitos.
CC Altamente vulnerável.
C À beira da falência.
D Não pagamento dos compromissos dentro do prazo estipulado. Falência


 Copyright © 2012 • Direitos Reservados • Desenvolvido por: Lisboanet.com